sexta-feira, 23 de julho de 2010

Big Mac Index


Olá!



Essa semana a revista The Economist, publicou o Índice Big Mac. Esse índice tem como objetivo medir a paridade do poder de compra entre duas moedas com relação aos demais países do mundo. A idéia é interessante, pois utiliza o preço de um bem de consumo (O Hamburguer Big Mac da rede de lanchonetes Mcdonald's) como comparativo.

O Brasil ficou em quarto lugar do Top 10, com um custo de US$ 4,91 dólares, atrás de Noruega, Suíça e Suécia. Nossa vizinha Argentina apresentou um custo bem inferior, com apenas US$ 1,87 dólares.


O curioso é que podemos perceber nosso custo de vida com relação a outros países. Esse custo elevado, estimulado também pela elevada carga tributária presente em nossos produtos e juntamente com uma relação monetária real/dólar baixa, nossos preços em dólar sejam mais elevados que em países com características econômicas semelhantes as nossas.


Por fim, a revista The Economist, informa que o índice não leva em considerações totalmente a participação do câmbio, alugueis e mão de obra, ou seja, fatores que impactam no preço final do lanche.