sábado, 22 de novembro de 2008

O verão, os vinhos e os champagnes


Chegou o verão! As temperaturas estão elevadas, os pratos mais leves, os drinks mais gelados...e os vinhos... bem os vinhos, mais refrescante digamos assim. :-)

Ao contrário do que muitos pensam, vinhos podem ser consumidos em temperaturas elevadas como 25 a 30 graus. Mas é claro, isso depende muito do vinho que estaremos escolhendo.  Vinhos muito encorpados, como da uva Merlot, Touriga Nacional, Chardoney, pedem pratos mais elaborados, e em alguns casos até um pouco gordurosos, ficando uma escolha desequilibrada para climas quentes como o verão brasileiro. 

Vinhos mais leves como o Sauvignon Blanc, Riesiling, ou tintos leves e jovens (Pinot Noir p.ex.) são uma boa opção para pratos mais leves que combinam com nosso clima. Peixes leves com saladas harmonizam perfeitamente com Sauvignon Blanc. O prato fica leve e o vinho ao mesmo tempo que harmoniza com o prato, refresca.

Uvas como Cabernet Sauvignon, Malbec e Portugueses,  desaconselho para o clima. São vinhos que se o leitor decidir tomar, servi-los a temperatura de no máxima 18 graus e de preferência manter a garrafa dentro de um balde com gelo, para que a temperatura ambiente não atrapalhe os aromas presentes no vinho.

A dica para as mulheres são os champagnes. De preferência para a passion, pois fica excelente quando consumido numa tarde quente, junto com morangos frescos. Sei que a maioria de vocês deve dizer que morango com champagne fica bom a qualquer hora do dia. Concordo garotas!

Os champagnes podem acompanhar saladas leves que contenham folhas, e frutos do mar se preferirem degusta-lo em um almoço.

Para aqueles que procuram preços mais em conta, temos o Sunny Days da Almadém. O preço é bem acessível e pode ser degustado tranquilamente de frente para o mar, numa tarde ensolarada.

Pro secos de italianos são perfeitos para brindes no reveillon.

Fica a dica para aqueles que pretendem passar o final do ano no litoral. 

Salut