sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Estamos no meio da tormenta


Ola!

As coisas pioraram muito desde segunda-feira. Ibovespa aos 35.000 pontos e dólar próximo a 2,40.
Mas acredito que a pior notícia é o fato da crise financeira estar se transferindo para o lado real da economia. Hoje, o governo americano divulgou os dados de importação e exportação. Ambos caíram. As importações, pela elevação do preço do barril de petróleo, e as exportações, pelo processo de recessão econômica.

Estamos no meio da tormenta. Portanto, como diz o consultor Mauro Halfeld: Fiquem vivos! Líderes financeiros estão apontando para um processo de depressão global, tanto nos aspectos financeiros, quanto nos aspectos reais da economia. Dessa forma, desaconselho investimentos em risco, e além do mais, realização de dívidas a prazos médios. Não sabemos ao certo o tempo que a tormenta vai permanecer e qual será a intensidade que as ondas baterão no navio, mas temos certeza de uma coisa: a tempestade é forte!

Essa semana tivemos uma avalanche de péssimas notícias, como por exemplo a perda de 30% do valor da empresa General Motors, derrubando seu valor para próximo dos valores dos anos 50. Os bancos europeus, cada vez mais, apresentam situações críticas frente ao sistema financeiro. O mercado já tem certeza, que o pacote de 700 bilhões de dólares injetado pelo governo americano, não será suficiente para evitar os impactos dessa crise. 

Nesse final de semana, os principais ministros financeiros, estarão reunidos buscando articular e sincronizar suas políticas, promovendo estatizações, regulamentação de mercado, buscando salvar o sistema de um colapso global, e consequentemente, o mundo de um crash generalizado. Vamos torcer para que encontrem soluções eficientes!

A dica dessa semana é: Em momentos de crise, quanto menor for a dívida e menor a exposição ao risco, mais forte será o casco do barco para aguentar as ondas. 

Fiquem vivos e atentos ao mercado!

Aproveitem o final de semana