
Olá!
Essa semana várias pessoas me perguntaram sobre investimentos. A principal dúvida: Investir no setor imobiliário ou comprar ações no período de baixa?
A resposta tem duas partes: Primeira, imovéis sofrem sim com menores crescimentos econômicos. O preços dos imóveis nos últimos anos esteve muito elevado, assim acredito que com um menor ritmo de crescimento da economia, esses preços podem voltar aos níveis "normais", ou seja, pode haver sim uma queda no valor dos imóveis devido ao maior dificuldade na obtenção de crédito imobiliário. Portanto, se você pensa em comprar imóveis para especular com o valor: Esqueça! Você pode perder dinheiro no cenário atual. Porém, se seu objetivo é comprar para residir, deve aproveitar a oportunidades de financiamento, pois já podemos observar alguns preços em queda com relação a 6 meses atrás. Outro ponto importante são os apartamentos na planta. Fuja deles se possível, pois em épocas de crises financeiras as construtoras enfrentam momentos delicados em seu caixa, podendo ocorrer problemas financeiros graves e inviabilidade do projeto em andamento. Um pesadelo para aqueles que pagam as parcelas do imóvel, mas ainda não podem habita-lo. No contexto, busque apartamentos prontos, pois além de ser um porto mais seguro, os custos fixos de condomínio, por exemplo, não são desconhecidos, como no caso de um imóvel inacabado.
A segunda parte da resposta fica para o mercado acionário. Os preços das ações hoje estão realmente mais baixos que no início do ano, sendo uma boa oportunidade para novos investidores. O ibovespa deve estar próximo ao fundo do poço( 30.000 a 25.000 pts talvez). Portanto, para aqueles que desejam comprar ações e visem ficar com elas com um prazo superior a 3 anos, encontrará bons preços no mercado, porém não aplique mais do que 25% do seu capital de investimentos em renda variável. Desses 25% no mercado acionário, não aplicar só em ações do mesmo setor, as chamadas ações correlacionadas: por exemplo: Vale e Petrobrás (2 exportadores de commodities, ou seja, no momento de queda nos preços das commodities, ambas as ações devem apresentar comportamentos semelhantes.
Os outros 75% devem permanecer aplicados em CDBs de bancos sólidos e Renda fixa(de preferência pós fixados), pois há probabilidade do Bacen subir a taxa de juros na próxima reunião do COPOM.
Enfim, fica aqui a velha e boa lição: Não vá com muita sede ao pote.
Um bom final de semana a todos.