
Ola! Recentemente recebi uma dúvida com respeito a crise de crédito norte-americana:
Ola Alexandre!
Tenho uma dúvida: e se o pacote norte-americano não gerar os efeitos esperados...estamos rumando para o caos financeiro?
Resposta:
Olha, essa é uma das dúvidas dos grandes investidores de mercado, pois se os 700 bilhões não forem suficientes, será necessário que o governo americano, injete ainda mais recursos para salvar o sistema financeiro.
Hoje os mercados abriram nervosos, ou seja, com fortes baixas, e perdas expressivas. A Bovespa, chegou a interromper o pregão duas vezes devido a elevadas perdas (o chamado Circuit Breaker). E por que todo esse nervosismo? Pois na sexta feira, o governo europeu anunciou um pacote financeiro de ajuda as instituições europeias em situação delicada. O mercado suspeita da capacidade do governo europeu em socorrer esses bancos, fazendo com que os mercados despenquem na Europa e em consequência na América também.
Por fim, respondendo sua pergunta: Se estamos rumando para o caos financeiro? Acredito que não, embora essa crise seja das fortes, e por consequência, vai afetar nossos juros, inflação, crédito, e crescimento econômico, mas não deve ser vista como o fim do mundo. O planeta já enfrentou crises bem turbulentas, mas elas passam, sempre passam, e em seguida vem os ciclos virtuosos de crescimento. Foi assim no pós crise de 29, após a crise dos países emergentes dos anos 80, e da crise asiatica em 97.
Portanto, o mar esta agitado, e os investidores que pensam em começar a poupar, devem permanecer em ativos livres de risco (como a renda-fixa e o tesouro direto), pois há expectativa que o ibovespa chegue próximo dos 30.000 pontos no caso dessa crise piorar...AINDA MAIS. Fuja de qualquer especulação no momento: Ações, imóveis, dólares, pois em cenários de instabilidade, especular com esses ativos pode ser muito arriscado.
Espero ter esclarecido sua dúvida!
Uma boa segunda feira a todos!