domingo, 7 de setembro de 2008

Alerta no mercado de ações


Bom Dia Galera!

No mês de maio realizei uma palestra sobre investimentos para um grupo de amigos, dos quais a maior parte não atuam no setor financeiro. A dúvida comum entre eles era sobre investimentos no mercado acionário, e como poderiam aumentar seu rico dinheirinho com ações. Minha maior preocupação foi em explicar que o mercado de ações, embora tivesse fornecido vultosos ganhos financeiros àqueles que investiram a 3 ou 4 anos atrás, ainda representava uma aplicação financeira de risco no curto prazo. 

Outro ponto apresentado, foi o elevado preço que as ações se encontravam no mês de maio de 2008. O índice Bovespa marcava seus inimagináveis 73.000 pontos, com muitos analistas de mercado prevendo 80.000 pontos para o final desse ano. Portanto, a pergunta de um milhão de dolares era até quando o mercado de ações poderia continuar em alta, e se os novos investidores deveriam entrar comprando ações naquele elevado nível de pontos.
 
O conselho foi: cuidado!, as ações estavam muito valorizadas, e se ocorresse uma queda no mercado, haveria margem para uma queda expressiva nos preços. O cenário internacional nesse mesmo mês também não estava favorável, com a elevação dos preços do barril do petróleo atingindo os valores estratosféricos de US$ 150,00 em NY e Londres, e a crise de crédito imobiliário Norte-Americana. Conclusão, poderia haver uma queda eminente nos preços das ações.
 
Infelizmente, esse cenário se confirmou duas semanas depois, com uma avalanche de informações negativas emitidas pelo mercado internacional, assim como a publicação de resultados dos bancos americanos e europeus afetados pela crise.
 
Atualmente, o Ibovespa encontra-se na margem dos 50.000 pontos, ou seja, para aqueles de sangue frio que permaneceram no mercado: continuem, pois no longo-prazo o mercado deve recuperar suas perdas expressivas. Entretanto, para aqueles que ainda não entraram, aguardem mais uns meses para verificar uma alta nos preços, e assim sair às compras de ações mais baratas com relação aos preços do mês de maio. Porém, atenção: ainda há espaço para queda nos preços dos ativos dado sua expressiva valorização acumulada. Ainda não temos nenhuma garantia que a bolsa voltará a subir nos próximos dias. Portanto fiquem atentos aos movimentos do mercado!

Fica aqui a dica desse semana!

Quem tiver dúvida, deixe uma mensagem.

Um bom final de semana a todos.